Simonia, compra de cargos ou troca de favores?

A paz amados irmãos, vamos tocar em um assunto meio polemico, que acontece nos dias de hoje, e sempre aconteceu, porem ninguém gosta de falar, que é compra de cargos ou troca de favores dentro da igreja.

Isto é uma praga que ocorre, porem sempre debaixo dos panos, para nao escandalizar ou ate mesmo nao sujar o nome de uma congregação ou ministério! vamos ver com alguns exemplos que essa pratica nunca deixou de existir, desde o seu primeiro ato com próprio Simão o Mago! 

Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante, e todo o povo, do mais simples ao mais rico, dava-lhe atenção e exclamava: "Este homem é o poder divino conhecido como Grande Poder".
Eles o seguiam, pois ele os havia iludido com sua mágica durante muito tempo.
No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres.
O próprio Simão também creu e foi batizado, e seguia a Filipe por toda parte, observando maravilhado os grandes sinais e milagres que eram realizados.
Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo,
pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus.
Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro
e disse: "Deem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo".
Pedro respondeu: "Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro?
Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus.
Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração,
Pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado”. Simão, porém, respondeu: "Orem vocês ao Senhor por mim, para que não me aconteça nada do que vocês disseram”. 

ATOS 8: 9-25

Vejamos o que é SIMONIA:

Esse termo indica a venda de ofícios e cargos eclesiásticos, ou a compra de privilégios, prestígio e ofícios Religiosos, com o acompanhamento natural da negligência do exame que busca ver se o candidato está qualificado ou merece as posições assim obtidas. A expressão deriva-se do relato sobre Simão Mago, o qual tentou comprar, da parte dos apóstolos, o dom do Espírito Santo como citamos acima.

Será que ainda hoje existe a Simonia? E de que forma ela é feita nos dias de hoje?

Sim, infelizmente acontece e nunca deixou de acontecer, algumas pessoas necessitadas ou até mesmo egoístas viram esse ponto da bíblia como uma forma de comercio para conceder “cargos ministeriais”, “cargos pastorais”, ou até mesmo privilégios para algumas pessoas como “consagrações”, “promoções” e “prestígios”. Tanto pessoas que queriam “crescer” rapidamente ministerialmente falando ou pessoas que queriam olhar isto como um comercio e isso atrai essas pessoas que querem “crescer” rapidamente.

O que vemos nas igrejas de hoje ou ao longo da história são pessoas que da noite para o dia sobem ou chegam a cargos elevados, sem ter uma história, ou até mesmo sem estar preparado para tal chamado. Exemplos “famosos” novos convertidos: Vemos alguns cantores e cantoras recém convertidos, já gravando CD´s  e DVD´s de adoração e louvor sem mesmo saber o que é uma verdadeira adoração e um louvor, o que fato é que eles conhecem músicas, porém não tiveram ainda uma experiência com Deus através do louvor, mas alguns ministérios por verem aquela pessoa como um “grande nome” e que irá atrair muitas pessoas e até mesmo muito $$ recurso financeiro $$, acabam aceitando tudo isso, isto é um tipo de simonia. Mas eu te pergunto, quantas pessoas que passam por este processo acabam se desmotivando, ou até mesmo, desistindo por ver esse tipo de situação ocorrer? Se entristecem por ver que “um famosos” seja cantor ou ator, ou jogador de futebol chegar lá mais rápido e simplesmente chegar a uma consagração só pelo simples fato de falar que aceitou Jesus.

Experiência: Fui de um grande ministério e vi isso ocorrer diversas vezes, mas logo percebia que existia uma troca de interesses, onde há troca de interesses, seja por cargo, ou consagrações ministeriais e $ dinheiro$, logo vemos a simonia. Testemunhei jogadores de futebol que eram violentos, que ainda em campo falavam palavrões e agrediam verbalmente as pessoas, estarem no púlpito da igreja da noite para o dia porque aceitou Jesus e logo fora consagrado “Pastor”, sem passar pelo processo, ou mesmo cursos obrigatório que existiam para obreiros. Naquele mesmo tempo, muitos amigos como eu que estava ali há 3 anos e muitas pessoas há 5 ou 10 anos esperando, batalhando ao Senhor para concluir o seu chamado ministerial se entristeciam, ou até mesmo desistiam, é obvio que tentávamos um com os outros se aconselhar e até mesmo motivar-nos, consolando na palavra e lembrando que estávamos fazendo tudo para Deus e não para o homem, mas era muito difícil permanecer ou segurar os irmãos, pois todos somo falhos, testados e até mesmo carne.

O que víamos era uma constante troca de interesses, pois muitos artistas, tais como Atores, Cantores, Jogadores de Futebol procuravam o local para se “converter”. Fora filhos de grandes pastores de “renomes” internos da linha da presidência que chegavam a cargos de Pastores, sem mesmo ir em uma EBD, ou culto de Doutrina que éramos obrigados a comparecer, e até mesmo fazer os cursos necessários para a evolução do obreiro. Pior era você ver o filho ou filha de “Pastores Renomados”, estarem em pecados, pois sabíamos dos bastidores, pois éramos os obreiros que estávamos com a mão na massa, sendo consagrados ao Pastorado e Missionarias por serem filhos de pastores, ai entra outra pratica que é Nepotismo Ministerial, pessoas não qualificadas para assumirem algo, mas por serem filhos ou parentes obrigatoriamente assumem, mesmo não estando preparado.

Outros tipos de Simonia:

Dentro das igrejas hoje ocorrem, uma espécie de simonia do reconhecimento, pessoas que Espiritualmente não são merecedoras, não são preparadas espiritualmente falando, mas como não tem $$ dinheiro $$ para dar como recompensa, não tem presentes ou algo material para dar para pessoas, pensam, vamos dar algo para essas pessoas:
Pedro no N.T deu aquilo que ele tinha milagres e palavra de salvação:
“O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram”.
Atos 3:3-7

E hoje como as pessoas não seguem o exemplo dos apóstolos dão “unção da consagração”, como forma de gratidão, mas isso é certo? Pessoas que não se preparam, não tem uma vida de separação vista unanimemente pela igreja, vista pela vizinhança e parentes do seu lado, vendo que existem pessoas mais preparadas e merecedoras dentro da casa do Senhor.  E as pessoas que se preparam, se entregam, vivem em comunhão com Espirito Santo de Deus, vivem a palavra de Deus, são exemplos e testemunhos, vivem o que pregam. E nada acontece o que fazer perante a essas coisas?

Todos os obreiros que passam pelo processo, sabe que todas as coisas acontecem no tempo de Deus, mas quando Deus confirma e isso fica mais pelo ser humano, pois não gosta de você, ou está ao redor de um conselho que também não gosta de você o que fazer?

Falamos mais sobre Simão, e a repreensão dos apóstolos sobre a simonia!

Simão..., que era Simão Mago, evidentemente cultivava a ideia, entre os samaritanos, de que ele era alguma espécie de emanação divina, alguma fagulha do fogo divino, conforme se poderia expressar através do neoplatonismo ou através de alguma forma de estoiásmo metafísico. (Ver os comentários sobre 0 décimo versículo, mais adiante). Sem dúvida alguma Simão Mago modificara um tanto a forma de expressão dessa doutrina, adaptando-a à religião dos samaritanos, na qual o nome de Yahweh era considerado como 0 grande Deus, tal como sucedia também entre os judeus.

Diversas tradições circundam a personalidade de Simão Mago, provavelmente algumas das quais são verídicas. Justino Mártir, que figura entre os primeiros pais da igreja (século II da era cristã; Apologia xxvi, lvi; e Trifo cxx), que também era samaritano, assevera que Simão Mago nascera na aldeia de Gita. Sua companheira era Helena, ex prostituta, que era considerada sua primeira ideia divina, ou emanação de seu ser, juntamente com ele, era largamente tida como uma divindade, tanto em Samaria como em Roma.

...iludindo o povo... literalmente traduzida, essa frase seria: «lançava o povo em estado de transe ou êxtase», ou ainda, «deixava o povo fora de si», ou mesmo «tirava do povo do equilíbrio». O fato é que a todos deixava atônito como os seus feitos estranhos, fenômenos jamais ouvidos e inexplicáveis, que fazia todos julgarem Simão um profeta extraordinário ou mesmo o representante de um deus elevado, ou conforme ele reivindicava ser, uma emanação de Deus.

Vemos também subentende que o número de seguidores de Simão Mago começou a diminuir, e que isso talvez se tenha tomado motivo de preocupação para ele, embora tal aspecto não seja muito evidente no texto sagrado, porquanto ele mesmo, por essa altura dos acontecimentos, não fazia oposição ao cristianismo, mas antes, procurou aliar-se ao mesmo.

Surpreendentemente, até mesmo o próprio Simão creu (13). De modo inevitável, surge a questão se isto era fé genuína em Jesus Cristo ou meramente uma concordância mental as verdades do cristianismo. A favor da fé genuína há o fato de que a mesma palavra e usada no versículo 12. Certamente, Simão mostrou toda a aparência visível de ser um crente sincero, pois foi batizado, e Filipe aceitou sua conversão como sendo sincera. Além do mais, ele ficou, de contínuo, com Filipe. O verbo e forte, significando “acompanhar constantemente, continuar firme”.10 Vendo os sinais — lit., “sinais e poderes” — que estavam sendo realizados, ele ficou atônito, ou “maravilhado”. Ai onde mora o perigo, estava do lado de Filipe apenas ppor interesse? Vejamos:

Sobre a natureza da conversão de Simão, Meyer tem a dizer: “Na verdade ele foi, pela pregação e pelos sinais de Filipe, movido pela fé em Jesus Cristo como o Messias. Mas a sua fé era somente histórica e intelectual, sem ter como resultado uma mudança de vida interior”.

Também se deve observar que, por essa altura dos acontecimentos, Simão era indivíduo relativamente inocente. Estava genuinamente interessado pelos eventos extraordinários, realizados pelas mãos de Filipe, reconhecendo que tais fenômenos eram superiores a tudo quanto ele mesmo sabia fazer. Em outras palavras, não duvidava ele da autenticidade dos milagres praticados por Filipe. Não era um incrédulo maligno, um cético, um ateu, a despeito de suas graves faltas. A maior parte daquilo que sabemos a respeito dele, através dos informes tradicionais, portanto, devem refletir um período posterior de sua vida, quando ele abandonou o seu interesse autêntico pelo cristianismo e começou a desenvolver blasfêmias radicais, tendo chegado ao extremo de proclamar ser ele o próprio Messias, ou seja, será que ele não firmou-se ao lado de Filipe apenas para aprender mais sobre e com isso tentar enganar o povo agora com o evangelho, que fora o que tinha tirado o público de perto dele!

O Pentecostes Samaritano (8.14-17)

Quando os apóstolos... em Jerusalém (14) souberam o que tinha acontecido em Samaria, enviaram Pedro e Joao para examinarem a situação. Estes dois homens estavam intimamente associados a algumas das primeiras atividades descritas no livro de Atos (cap. 3—4). Mas Joao não e mencionado novamente no livro.

Quando os dois apóstolos chegaram, oraram pelos samaritanos para que recebessem o Espírito Santo (15). Está claro que estes novos convertidos, embora definitivamente salvos pela fé em Jesus Cristo e já batizados (12), não tinham recebido o Espirito Santo. Era necessário que lhes acontecesse a mesma experiência que tiveram os 120 no cenáculo no dia de Pentecostes.

O fato de que, embora convertidos e batizados nas aguas, os samaritanos ainda não tinham sido batizados com o Espirito Santo (cf. Mt 3.11) está ainda ressaltado entre parênteses. Lucas explica por que os apóstolos oraram daquela forma: Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em
Nome do Senhor Jesus (16). O texto grego sugere que eles continuavam (tempo imperfeito) no estado de ter sido batizados nas aguas (particípio perfeito). Eles ainda não tinham experimentado, pessoalmente, o Pentecostes. Aqui com certeza se reflete claramente o entendimento de Lucas de que o dom do Espirito Santo e uma experiência subsequente a conversão Pedro e Joao lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo (17).

Muitos estudiosos sustentam que a referência não e ao recebimento do Espirito Santo em si, mas sim a concessão dos miraculosos dons do Espirito. Mas não e o que a narrativa diz. Ela declara claramente: receberam o Espírito Santo. Parece estar implícito que houve algumas manifestações exteriores relacionadas a este fato, através da afirmação, no versículo seguinte, de que Simão estava ciente daquilo que havia acontecido. No entanto, na narrativa não existe nenhuma menção ao falar em línguas.

Knowling objeta contra a interpretação de Espírito Santo significando aqui dons especiais do Espirito. Ele diz: “Em um livro tão marcado pela obra do Espirito Santo... e difícil acreditar que Lucas possa querer limitar a expressão lambanein [receber] aqui... a qualquer coisa menos do que o derramamento daquele Espirito que passaria a habitar dentro de cada crente, e que torna o cristão o templo de Deus”.

Esta passagem do livro de Atos e muito significativa. Os samaritanos foram convertidos a Cristo por meio da pregação de Filipe e, em uma ocasião posterior, foram cheios do Espirito Santo sob o ministério de Pedro e Joao. Para eles, sem dúvida, o recebimento do Espirito foi um fato subsequente a conversão.
Pode-se perguntar por que Filipe, que estava cheio do Espirito (cf. 6.3, 5), não pode concluir este trabalho sem a vinda de Pedro e Joao. A resposta provavelmente e que era necessário estabelecer a unidade da Igreja de Jesus Cristo, no início, por meio deste ato de autoridade apostólica. Não deveria haver movimentos separados surgindo aqui e ali, mas sim uma Igreja unida, fundada pelos homens que Jesus encarregou desta tarefa. Logo vemos que os exemplos no início do texto mostram claramente que sem unidade o trabalhar do Espirito Santo não está completo mesmo com pessoas cheias do Espirito Santo como Filipe estava.

Parece, porém, que o poder obviamente superior de Filipe, bem como os muitos milagres por ele praticados, eclipsaram a glória de Simão; e então, ou movido pelo espírito de competição, procurando preservar algo de sua anterior reputação, ou impulsionado por um zelo sincero, mas ignorante, ele abraçou o cristianismo e foi batizado nas águas. Os episódios posteriores dessa narrativa (como o encontro de Simão Mago com Simão Pedro; ver Atos 8:18-25), mostram que as suas ideias básicas haviam permanecido fixas no paganismo, porquanto desejou adquirir a dinheiro o poder do Espírito Santo. Não obstante, tornamos a ver um lampejo de sinceridade, em Simão Mago, quando, evidentemente, ele se arrependeu sinceramente dessa atitude, e solicitou as orações de Pedro, a fim de que fosse perdoado, como medida para reter qualquer castigo mais severo que Deus quisesse lançar contra ele.

Simão e a Simonia (8.18-24)

Simonia — uma palavra derivada deste incidente — significa a compra ou a venda de ofícios eclesiásticos, ou autoridade eclesiástica. E Simão, vendo que o Espírito Santo era dado pela imposição das mãos dos apóstolos... lhes ofereceu dinheiro (18) para que compartilhassem com ele o poder de derramar ou conceder o Espirito (19). Esta magica era muito melhor do que qualquer coisa que ele possuía! Ele queria
Manter o seu controle sobre o povo.

8:19: -dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo.  Simão estava acostumado a ser líder de homens; deixava a todos admirados com suas ações prodigiosas e muito lhe agradava a fama que se criara em tomo de sua pessoa, por motivo dessas ações. Não parece que ele tenha sentido inveja ou ciúme de Filipe e dos apóstolos; porém, muito ansiava por não ser ultrapassado por quem quer que fosse em tais questões, pois, afinal de contas, havia dedicado toda a sua vida àquela forma de atividade que lhe gerava lucros. No caso do pedido que fez aos apóstolos, não se mostrou totalmente egoísta, porquanto solicitou esse dom do Espírito para que pudesse conferi-lo a outros. E nisso, uma vez mais, vemos sua relativa inocência em toda essa questão; porque, até aquele ponto de sua vida, ainda não se tomara o messias falso que posteriormente veio a ser. No entanto, compreendia de forma inteiramente errônea a natureza das coisas espirituais. Havia misturado o cristianismo com o materialismo, e não fora capaz de perceber a diferença entre o seu mágico mundo material e o mundo da graça e do Espírito de Deus. Toda a sua maneira de pensar era colorida pelas assolações pagãs e pelas ideias do paganismo; e o seu ser estenda não experimentara ainda a conversão, nem exercera qualquer fé real em Cristo.

«Nessa altura dos acontecimentos foi descoberta a hipocrisia de Simão, não que houvesse antes fingido que tinha crido: pois, quando ficou convencido, entregou-se à causa de Cristo com zelo, como fazem muitos daqueles que se rendem ao evangelho, a fim de que não lutem contra Deus; mas esses, a todo o tempo, continuam agrilhoados à sua antiga personalidade, sem qualquer modificação; ao passo que a negação de nos mesmos deve seguir-se necessariamente a verdadeira fé. Ora, aquela atitude implica em mesclar Cristo com Satanás: quando a doutrina não rompe os afetos ocultos no serem mas a imundícia interna continua escondida a li ״ Deus revelou o falso colorido que se apegava a Simão, a fim de que, professando como professava o nome de Cristo, não enganasse tanto a si mesmo como a terceiros. (Calvino, in loc., o qual, mui provavelmente de forma correta, julga que Simão pensava ser um crente sincero. E que o coração humano e um excelente iludidor, e as suas vítimas são incontáveis).

Em resposta, Pedro disse a Simão: O teu dinheiro seja contigo para perdição
(20). Isto poderia ser interpretado como uma oração para que o seu dinheiro, que ameaçava trazer-lhe a destruição, pudesse acabar. Knowling diz: “Estas palavras não são uma maldição nem uma imprecação, como e evidente no versículo 22, mas sim uma expressão veemente de horror por parte de Pedro, uma expressão que poderia advertir Simão de que ele estava no caminho da destruicao”.13 Após observar outras interpretações, Alexander conclui: “A verdadeira solução parece ser que Pedro falou com uma autoridade divina direta, e também que o pedido deve ser qualificado pela exortação contida no versículo 22”.14 Ele acrescenta: “O pecado e a loucura da oferta do magico não estão meramente na ideia de subornar a Deus, mas em comprar o que, pela sua própria natureza, só poderia ser uma dadiva gratuita”.

Pedro continuou afirmando: Tu não tens parte nem sorte nesta palavra (21). Parte indica uma divisão ou porção. Sorte significa o que e obtido lançando sortes, ou seja, uma parte designada. A palavra grega para palavra ou “ministério” e logos, que literalmente significa “palavra”. Hackett prefere essa tradução e explica o seu significado:
“A doutrina ou o Evangelho, que nós pregamos”.16 Este e o sentido transmitido pela versão Siríaca Peshita (século V), onde se lê “em sua fé”. Mas logos pode significar “o que e falado sobre”, e desta forma “assunto, caso, coisa”.
Pedro também declarou: O teu coração não é reto — lit., “direito”, e também, em um sentido moral, “franco”18 — diante de Deus. Isto mostra que se Simão havia passado por uma verdadeira conversão, o que parece estar implícito no versículo 13, o amor pelo dinheiro agora havia feito com que ele se desviasse. Ele não era mais sincero, e nenhum homem pode ser salvo sem ser sincero.

Muito obvio que ao lermos esse final, pedimos a Deus que muitas lideranças tenham o coração, a mente e a comunhão e sabedoria que Pedro tinha, pois ele se irritou contra a oferta e reprendeu, sabemos que não são a grande maioria dos casos, as pessoas que tem um bom caráter, uma boa formação e até mesmo uma boa comunhão com o Eterno, tem a mesma atitude, e quem tem que esperar espera, quem tem que passar pelo tempo passa.

Mas não era tarde demais para Simão ser perdoado. Pedro o advertiu, dizendo: Arrepende- te... dessa tua iniquidade e ora — “pedir, suplicar”19 — a Deus, 20 para que, porventura, te seja perdoado o pensamento do teu coração (22). Porventura parece sugerir uma incerteza quanto à possibilidade de Simão poder ser perdoado. Mas o texto grego diz literalmente “se por isso”; i.e., como um resultado por seu arrependimento. A única incerteza — e era muito real — era se Simão se arrependeria. Aparentemente,
Ele não o fez. Gloag se expressa bem: “Pedro aqui... não expressa dúvida sobre o perdão de Deus, nem a limitação da sua misericórdia; a dúvida se refere ao arrependimento de Simao”.

A palavra grega para pensamento (somente aqui no NT) origina-se do verbo “Continuar”. Sendo assim, ela significa um “plano” consciente ou um “projeto”,22 uma “Trama”.23  Pedro continuou descrevendo Simão como estando literalmente em (eis) fel de amargura, e.... laço de iniquidade (23). Bruce escreve: “No papiro, eis e usado desse modo após einai, expressa destino”.24 Sugeriu-se que Simão caiu neste estado. Meyer parafraseia a passagem da seguinte forma: “Eu o reconheço como um homem que caiu em amarga animosidade contra o Evangelho, como em fel, e em iniquidade como em grilhões cingidos”.26 Gloag diz: “Fel aqui significa ‘veneno’, como — de acordo com a opinião dos Antigos — o veneno das serpentes que residia em seu fel”.26

A reação de Simão aos avisos de Pedro não dá evidencias de um verdadeiro arrependimento. Ele não estava preocupado com o seu pecado, mas somente com as suas consequências. Pedro o instruiu a orar a Deus na esperança de ser perdoado (22). Agora Simão pede aos apóstolos para orarem (a mesma palavra contida no v. 22) para que nenhuma das coisas mencionadas por Pedro venha sobre ele (24). Não havia no coração de Simão uma tristeza devido ao pecado, mas somente o temor pela sua própria segurança.

Em Simão, vemos (8.8-13,18-24) “Um candidato inaceitável para o batismo com o Espirito Santo”. 1. Simão foi rejeitado porque teve uma concepção errada do preço a ser pago (18, 20); 2. Ele teve um motivo errado para buscar o Espirito Santo (19); 3. Seu coração não era reto aos olhos de Deus (21-23). (G.B. Williamson)

O livro apócrifo do N.T., Atos de Pedro conta muitas histórias imaginárias sobre o encontro entre Pedro e Simão Mago, na cidade de Roma, bem como em outros centros populosos, onde ter se iam combatido em debates vigorosos. De acordo com Hipólito, a sua última e mais ousada exibição de mágica e de poderes místicos foi exatamente aquela que provocou a sua morte. Ter se ia sepultado vivo, afirmando que dentro de três dias apareceria vivo. Porém, não o fez. E, na expressão lacônica de Hipólito, foi simplesmente declarado: «£7 e não era Cristo. Esse breve comentário nos inunda de alegria o coração, porquanto o Cristo verdadeiro saiu realmente vivo do sepulcro, demonstrando que de fato existe um poder divino, elevado e místico, do qual todos os homens penitentes e confiantes em Cristo, podem participar. No entanto, é-nos impossível saber quantas dessas tradições expressam a verdade.
Mas parece fora de dúvida que pelo menos parte dessas adições se baseia na realidade histórica.

Embora esta passagem, no livro de Atos, não subentenda tais histórias mui claramente, parece claro, com alicerce em diversas citações extraídas dos escritos dos pais da igreja, que Simão Mago chegou a afirmar que era o próprio Messias, tendo-se tomado um pequeno rival do cristianismo. É bem possível que essas ações de Simão Mago tenham-se seguido ao episódio relatado neste trecho do livro de Atos, resultantes de seu breve contato com o cristianismo, o que se teria refletido, daí por diante, em suas doutrinas. Por conseguinte, parece que a sua associação com o cristianismo deixou-o pior, a despeito de sua anterior aparente sinceridade. Portanto, é indubitável que ele jamais se converteu de fato, e o seu batismo não teve qualquer significação verdadeira, visto jamais ter-se tomado autêntico seguidor de Jesus Cristo.

Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez. Provérbios 13:16

Para finalizar:

Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom,
não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.
Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.
Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,
não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.
Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.
Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.
Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma e duas vezes. Depois disso, rejeite-o.
Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada
Tito 3:1-11

Tudo tem o seu tempo! Não fique triste por nada, espere no Senhor e ele te dará a vitória, toda promessa passa pela prova do tempo, então fique firmes, pois aqueles que se levantaram contra ti, se levantaram para cair, e aqueles que fazem o mau com intuito de se engrandecerem, vão cair sozinho!

Pois a arvora que não da fruto é cortada e por Deus!


Deus abençoe!

Wesley Oliveira - Servo do Eterno

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Perfil anonimo nao sera aceito!
Obrigado pela sua colaboração e fica na Paz do Senhor! ConversionConversion EmoticonEmoticon